Deputado aciona MPBA após humorista postar vídeo que incita violência contra manifestação de Nikolas Ferreira
O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) protocolou uma notícia-crime no Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o humorista baiano Daniel Ferreira, por incitar publicamente a prática de violência letal contra manifestantes que participam da caminhada mobilizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
A ação apresentada pelo parlamentar, é de um vídeo publicado pelo humorista nas redes sociais, no qual utiliza imagens dos manifestantes caminhando às margens da estrada e simula uma cena da série de TV Carga Pesada, sugerindo que um caminhão avance contra o grupo que reúne apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que caminham de Minas Gerais até Brasília pelas rodovias federais.
Leandro afirmou que o material divulgado extrapola os limites da liberdade de expressão e do humor, ao incentivar a violência contra “pessoas identificáveis por sua orientação política”. O parlamentar destaca ainda que os manifestantes se encontram em situação de vulnerabilidade, por estarem caminhando às margens de rodovias, o que amplia a gravidade da conduta.
Na notícia-crime apresentada ao Ministério Público, o deputado defende a instauração de procedimento investigatório criminal, a preservação integral do conteúdo publicado, a identificação formal do responsável pela postagem, a oitiva do humorista e a adoção das medidas judiciais cabíveis, caso sejam confirmados indícios de autoria e materialidade.