Clima
Min 22ºc - Max 28ºc Salvador
Calendário
sábado, 27 de Junho, 2026
Redação 27 de Novembro, 2025
Icone - Autor

Deputado Jordávio Ramos defende retorno da contribuição de 5% do Estado para o Planserv

Política
Icone - Autor
Redação 27 de Novembro, 2025

O vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Jordávio Ramos (PSDB), defendeu a retomada da contribuição de 5% do Governo do Estado para o Planserv, como forma de reequilibrar o plano de saúde dos servidores públicos. Para ele, a proposta do Executivo, que prevê participação de apenas 3,5%, representa um retrocesso em relação a um modelo já adotado anteriormente e considerado mais justo.

“O Estado quer contribuir com apenas 3,5%. Só que essa contribuição já foi de 5%. E eu pergunto: se já teve 5%, por que não manter em 5% agora?”, questionou o parlamentar.

Jordávio afirmou que o Planserv vive a pior crise de sua história, com aumento das reclamações e dificuldades de atendimento, e destacou que a redução da participação do Estado ocorre justamente quando os servidores terão contribuição elevada para 6,5%. Para ele, a medida agrava o desequilíbrio do sistema.

“Se o servidor vai pagar mais, o governo também precisa fazer sua parte”, defendeu.

Segundo o deputado, a solução é retomar o modelo anterior e garantir maior comprometimento financeiro do Estado para assegurar o pleno funcionamento do Planserv.