Clima
Min 23ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 18 de Novembro, 2025
Redação 04 de Julho, 2025
Icone - Autor

Deputados baianos do centrão e oposição ignoram evento com Lula em Salvador

Política
Icone - Autor
Redação 04 de Julho, 2025

Mesmo com liberação oficial da Câmara dos Deputados para participarem da celebração da Independência da Bahia, realizada na última quarta-feira (2), em Salvador, parlamentares baianos do centrão e da oposição não compareceram ao evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), autorizou a ausência de toda a bancada baiana entre os dias 1º e 3 de julho, sob justificativa de que os deputados participariam das solenidades com o presidente na capital baiana. No entanto, a maioria dos liberados optou por seguir outras agendas.

Lideranças do PL, Republicanos e União Brasil, partidos que compõem a base do centrão ou fazem oposição ao governo federal, não participaram do ato. Alguns, como Elmar Nascimento (União Brasil), permaneceram em Brasília. Outros, como Capitão Alden (PL-BA), usaram as redes sociais para criticar o presidente, chegando a publicar vídeos de vaias contra Lula durante o evento em Salvador.

A assessoria de Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA), disse ao jornal Folha de S.Paulo que ele exerceu normalmente suas atividades parlamentares na Câmara. O deputado também compartilhou críticas feitas por ACM Neto à postura do presidente Lula durante visita à Bahia.

Enquanto isso, os deputados alinhados ao governo que marcaram presença ao lado do petista na caminhada cívica foram, Alice Portugal (PCdoB-BA), Bacelar (PV-BA), Lídice da Mata (PSB-BA) e o Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), que postou vídeo cantando músicas de apoio a Lula vestido com farda militar.