
Deputados bolsonaristas da Bahia criticam condenação de Bolsonaro pelo STF

Os deputados bolsonaristas Leandro de Jesus (PL) e Capitão Alden (PL) se manifestaram nesta quinta-feira (11), sobre a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que formou maioria pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por todos os crimes da trama golpista.
“Nenhum tirano vai calar a sua voz, Capitão! Nenhum ditador vai fazer com que os conservadores desistam de um Brasil livre de todo autoritarismo. Seguiremos juntos, Bolsonaro!”, declarou Leandro de Jesus.
Capitão Alden classificou a condenação como um “circo, cheia de risadas, deboches e indiretas, com acusações infundadas”, elogiando, porém, o ministro Luiz Fux, por “agir com técnica e apresentar provas concretas”. “Uma coisa eu sei: a justiça de Deus não falha”, acrescentou.
A Primeira Turma do STF formou maioria de 3 a 1 para condenar Bolsonaro. Votaram a favor Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cármen Lúcia. Luiz Fux divergiu, absolvendo a maioria dos réus e mantendo condenação apenas de Mauro Cid e Braga Netto por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Os réus foram condenados pelos crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR): tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.