
Deputados do PSB vão pedir desfiliação do presidente do INSS

Parlamentares do PSB anunciaram que vão solicitar a desfiliação do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afastado do cargo nesta quarta-feira (23), após ser alvo de “Operação Sem Desconto” da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) que apura um esquema bilionário de descontos indevidos em benefícios previdenciários.
Filiado ao PSB, Stefanutto é suspeito de envolvimento em fraudes que atingiram aposentados e pensionistas do INSS. Segundo a PF, o prejuízo estimado passa de R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024.
O deputado Duarte Jr. (PSB-MA) foi um dos primeiros a se manifestar e afirmou que crimes contra pessoas em situação de vulnerabilidade são “horrendos”.
“Adianto que vou fazer o pedido de desfiliação dele até o final desta manhã. Afastamento é um forte indicio, ninguém é afastado só por suspeita. Hoje eu afirmo essa conduta não condiz com quem faz parte do partido”, disse o parlamentar à coluna de Igor Gadelha da Metrópoles.
Em nota oficial, o PSB afirmou que Stefanutto não foi indicado pela sigla para o cargo, apesar de ser filiado, e declarou apoio à investigação. “O PSB manifesta seu total apoio à apuração dos fatos, com a expectativa de que, respeitados o devido processo legal e o amplo direito de defesa, as denúncias sejam plenamente esclarecidas”, diz o comunicado.