Desembargadora e presidente do TRT-BA pode ser homenageada com honraria da Câmara de Salvador
A desembargadora Ivana Mércia Nilo de Magaldi, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT) para o biênio 2025-2027, poderá receber a Medalha Thomé de Souza, uma das mais importantes honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Salvador.
Segundo o autor da proposta, vereador Omarzinho Gordilho (PDT), o reconhecimento se justifica pela trajetória da magistrada no serviço público e sua contribuição ao fortalecimento da Justiça do Trabalho na Bahia.
Natural de Antas, no nordeste do estado, Ivana Mércia formou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador, e iniciou sua vida profissional ainda como estagiária na Defensoria Pública do Estado, atuando também na advocacia. Ingressou no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região por concurso público, inicialmente como auxiliar judiciária.
Em 1987, após novo concurso, assumiu o cargo de técnica judiciária e atuou como assessora de juízes classistas. Em abril de 1989, tomou posse como juíza do Trabalho substituta. Pelo critério de merecimento, tornou-se presidente da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Ilhéus em 1993. Também passou pelas unidades de Camaçari, Simões Filho e pela 30ª Vara do Trabalho de Salvador, além de ter dirigido os Fóruns Barachisio Lisboa e Lineu Barreto. Em 2006, foi promovida por merecimento ao cargo de desembargadora do TRT-BA.
A magistrada também possui atuação em entidades jurídicas, como a Associação Ibero-Americana de Direito do Trabalho, e já integrou a diretoria da AMATRA 5. Também recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Oficial, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho. Ainda na justificativa, o vereador afirma que a magistrada reúne “todos os méritos” para receber a honraria e solicita apoio dos demais colegas para aprovação da proposta.