Eduardo Leite deve se filiar ao PSD e diz que ‘o PSDB está deixando de existir’
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, está prestes a oficializar sua saída do PSDB e ingressar no PSD. A movimentação deve ser anunciada ainda nesta semana, antes de sua viagem oficial aos Estados Unidos, marcada para domingo (11).
Em entrevista ao portal Infomoney, publicada nesta quinta-feira (8), Leite evitou confirmar a nova legenda, mas foi direto ao comentar o atual cenário do PSDB.
“O PSDB a que eu me filiei há 24 anos está deixando de existir. Tomou-se uma decisão de fazer uma fusão com o Podemos e, provavelmente, essa fusão vai ensejar um novo nome, um novo número, uma nova marca, um novo programa partidário. O PSDB, no formato que historicamente se apresentou para a população brasileira, está saindo do cenário. Vai ser um novo partido”, disse o governador.
A fala do governador sinaliza um rompimento definitivo com a legenda tucana, que ele chegou a comandar nacionalmente em 2022. Embora tenha prometido ao presidente do PSDB, Marconi Perillo, aguardar os desdobramentos da fusão antes de decidir seu futuro, a indefinição sobre espaço na estrutura do novo partido acelerou sua decisão de migrar para o PSD.
Leite ainda alimenta discretamente um projeto presidencial, embora o PSD, comandado por Gilberto Kassab, já tenha sinalizado preferência por outros nomes, como Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou Ratinho Júnior, governador do Paraná. Recentemente, Ratinho esteve no Rio Grande do Sul e conversou com Leite, que se mostrou disposto a apoiá-lo, caso não lidere o projeto nacional do partido.