Clima
Min 24ºc - Max 28ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 11 de Novembro, 2025
Redação 11 de Novembro, 2025
Icone - Autor

“Ela precisa esclarecer”, diz Tinoco após arquivamento da denúncia de racismo feita por Eliete Paraguassu

Política
Icone - Autor
Redação 11 de Novembro, 2025

O vereador Claudio Tinoco (União Brasil) falou nesta segunda-feira (10), sobre o arquivamento da denúncia feita pela vereadora Eliete Paraguassu (Psol), que o acusava de racismo durante uma sessão da Câmara Municipal de Salvador, em maio deste ano. O caso foi encerrado pelo Ministério Público, que decidiu pelo arquivamento por unanimidade.

De acordo com Tinoco, a decisão contou inclusive com votos de integrantes da oposição. “A notificação feita a partir da denúncia da vereadora foi arquivada com votos, inclusive, de membros da oposição. Inclusive com votos de duas mulheres negras, o que considero simbólico. Para mim, assunto encerrado”, disse Tinoco ao Bahia.Ba.

O vereador ainda criticou o fato de Eliete não ter se manifestado durante a reunião do Conselho de Ética, mas ter voltado a abordar o caso nas redes sociais. “Ela precisa esclarecer. Aqui todos são regidos pelo regimento, pelo Código de Ética e pelo decoro parlamentar”, afirmou Tinoco.

Na última sexta-feira (7), o presidente do Conselho de Ética da Câmara, vereador Alexandre Aleluia (PL), confirmou ao Se Ligue Bahia, que o colegiado instaurou um processo ético-disciplinar contra Eliete Paraguassu por suposta “denunciação caluniosa”. 

A representação foi apresentada pela defesa de Tinoco, que alegou que as acusações feitas pela vereadora não tinham fundamento.Segundo Aleluia, a vereadora terá 15 dias para apresentar defesa, podendo anexar documentos e indicar testemunhas.