Elmar Nascimento desiste de candidatura e União Brasil apoia Hugo Motta
Deputado federal pela Bahia, Elmar Nascimento (UB), declarou apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara.
Elmar desistiu de sua candidatura no último dia 31 e iniciou o diálogo para apoiar Motta. Na ocasião, o anúncio ao público foi adiado. Elmar afirmou que não colocaria sua vontade pessoal acima dos interesses dos partidos que o apoiaram.
Para garantir o apoio, o União Brasil fez uma série de pedidos a Motta, incluindo a relatoria da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que tramitará no próximo ano, e a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Na composição da Mesa Diretora da Câmara, o PL ficará com a 1ª vice-presidência, o União Brasil pediu a 2ª vice, e o PT assumirá a 1ª secretaria. O PT também deve ficar com a relatoria da LDO de 2026 e busca uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), com Odair Cunha e Gleisi Hoffmann como cotados para o cargo que abrirá em 2026.
Elmar Nascimento e Antonio Brito retiraram suas candidaturas à presidência da Câmara após Marcos Pereira (Republicanos) conquistar o apoio do PL e do PT, as maiores bancadas. Pereira também obteve o respaldo de diversos partidos, como MDB, PSD, PP e União Brasil, consolidando sua posição. Antes disso, Elmar era considerado o favorito de Lira e contava com apoio parcial do PT, mas perdeu força quando Lira mudou de candidato e o PT passou a apoiar Pereira.