Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sábado, 11 de Outubro, 2025
Redação 09 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Em Camaçari, Lula diz que problema comercial com EUA será resolvido

Política
Icone - Autor
Redação 09 de Outubro, 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (9), durante discurso em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, que acredita na resolução do conflito comercial do Brasil com os Estados Unidos, relacionado às tarifas impostas a produtos brasileiros.

Durante a inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, Lula destacou que o Brasil busca manter boas relações comerciais e diplomáticas com vários países da América Latina e com potências globais. 

“Acho que nosso problema com os EUA será resolvido. A gente quer estar bem com a China, a gente quer estar bem com os EUA, a gente quer estar bem com a Argentina, a gente quer estar bem com o Uruguai, a gente quer estar bem com Bolívia. Não queremos estar mal com nenhum país”, disse Lula.

O presidente afirmou que o governo busca manter relações equilibradas e civilizadas com todas as nações. “Nós não temos preferência por países. O que nós queremos é estabelecer uma relação civilizada com o mundo, por isso que nós defendemos o multilateralismo, é por isso que nós não concordamos quando os EUA tomou posição de taxar os produtos brasileiros com base em coisas que não eram verdadeiras”, disse o presidente.

Lula também ressaltou a importância da parceria estratégica com a China, reforçando o diálogo direto com o presidente Xi Jinping. “Eu me considero amigo do presidente Xi Jinping e tenho certeza que ele se considera amigo do Brasil porque nos tratamos como dois países importantes do Sul Global e não aceitamos que ninguém meta o dedo no nosso nariz. Queremos ser respeitados e tratados com muita decência”, afirmou.