Clima
Min 24ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 14 de Outubro, 2025
Redação 14 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Em meio às críticas da oposição, Janja vai representar o Brasil em Paris

Política
Icone - Autor
Redação 14 de Outubro, 2025

A primeira-dama Janja da Silva viaja a Paris para cumprir uma agenda representando o Brasil no “Seminário Internacional Diálogos Transatlânticos: Transição energética, educação ambiental e ODS”. A esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi designada pelo Itamaraty para participar do evento que acontece de 19 a 21 de outubro. 

Segundo informações do colunista Lauro Jardim, o convite partiu da Associação Autres Brésils. O seminário tem como objetivo “ajudar as pessoas a descobrir e questionar a realidade de um Brasil plural, distante de representações estereotipadas, oferecendo uma série de ferramentas e atividades com foco em direitos humanos, ecologia, economia, arte e cultura e mobilização cidadã”. 

A viagem ocorre em meio a pressão da oposição, liderada pelo Partido Liberal (PL), que protocolou no Congresso Nacional um projeto de decreto legislativo que busca barrar o apoio oficial do gabinete presidencial às atividades da primeira-dama. 

Um decreto publicado pelo governo federal ampliou a estrutura de suporte a Janja em seus compromissos e representações, permitindo que o gabinete presidencial preste apoio à primeira-dama em ações de interesse público e a autoriza a representar o presidente em eventos culturais e sociais.

“Com esse decreto, o presidente quer ampliar os poderes da primeira-dama com o intuito de promover a imagem dela perante o eleitorado da esquerda às custas do dinheiro dos contribuintes”, diz o PL.