Em reunião, Ciro Nogueira dá aval a apoio do PP a Jerônimo
O Partido Progressistas (PP), está prestes a oficializar seu retorno à base do governo baiano, comandado por Jerônimo Rodrigues (PT). O presidente nacional da legenda, o senador Ciro Nogueira (PP), garantiu ao senador Jaques Wagner (PT), que não haverá interferência na decisão da sigla na Bahia, dando aval para a aliança.
Segundo informações do Política Livre, as tratativas foram intensificadas nas últimas semanas, e a adesão do PP ao governo deve ser formalizada após o Carnaval. O partido deve assumir o comando da Secretaria de Planejamento (Seplan) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ambos entregues com “porteira fechada” — ou seja, com autonomia total para nomeações.
O deputado federal Cláudio Cajado (PP), será responsável por indicar o titular da Seplan, com dois nomes cotados: sua esposa, Andréia Xavier, ex-prefeita de Dias D’Ávila, e Edson Antônio de Souza Pinto, conhecido como Binho, assessor político do parlamentar. Já para o Detran, a indicação ficará a cargo do deputado federal Mário Negromonte Júnior, presidente estadual do PP, sendo o favorito Gilvan Lima, primo do deputado e ex-diretor da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb).
O martelo ainda será batido em reunião entre Jerônimo Rodrigues e Mário Júnior, prevista para ocorrer até março. A adesão do partido ao governo tem apoio da maioria da sigla e de prefeitos progressistas, incluindo Zé Cocá, de Jequié, que apoiou ACM Neto (União Brasil), na última eleição, mas já abriu diálogo com o governo estadual.
No entanto, há resistência interna. O secretário de Governo de Salvador, Cacá Leão, e o deputado federal João Leão defendem a permanência do PP no grupo de ACM Neto. Vereadores da legenda na capital também demonstram descontentamento com a mudança, apesar de recentes insatisfações com a gestão municipal.