
Embaixada dos EUA reforça apoio de Trump e diz que Bolsonaro sofre perseguição política

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou, nesta quarta-feira (9), uma nota oficial reforçando o apoio do presidente norte-americano Donald Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está sendo investigado por tentativa de golpe de Estado.
No comunicado, a embaixada afirma que Bolsonaro e sua família “têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos” e classifica como “vergonhosa” a suposta perseguição política sofrida pelo ex-presidente e seus aliados.
“Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação. Não comentamos sobre as próximas ações do Departamento de Estado em relação a casos específicos”, diz a embaixada.
A manifestação ocorre após Trump usar sua rede social para criticar a Justiça brasileira, acusando o processo contra Bolsonaro de ser uma “caça às bruxas”. Na publicação, o presidente norte-americano escreveu: “O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil, isso se chama eleição”.
Em resposta, Bolsonaro agradeceu a Trump, afirmando que recebeu a declaração “com muita alegria” e voltou a alegar estar sendo alvo de um processo “injusto e politicamente motivado”.
“Agradeço ao ilustre Presidente e amigo. V. Exa. passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos. Sua luta por paz, justiça e liberdade ecoa por todo o planeta. Obrigado por existir e nos dar exemplo de fé e resiliência”, disse Bolsonaro.