Estado menos seguro: Jerônimo é convocado pela CPI do Crime Organizado
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi convocado pela CPI do Crime Organizado, no Senado, nesta terça-feira (4). A decisão foi tomada após os parlamentares classificarem a Bahia como o estado “menos seguro”
A convocação faz parte de uma série de pedidos apresentados pelo relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que também chamou outros 10 governadores, além de dois ministros de Estado, especialistas e chefes de órgãos de segurança pública.
“Requeiro que sejam convidados a comparecer a esta comissão, a fim de, em conjunto com a sua equipe técnica das áreas de inteligência, investigação e sistema prisional, apresentar sua visão sobre o crime organizado no Brasil e a sua experiência própria”, disse o relator no pedido.
Entre os estados considerados menos seguros, além da Bahia, foram incluídos Amapá, Pernambuco, Ceará e Alagoas. Já entre os mais seguros estão, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.
A Bahia lidera o ranking das cidades mais violentas do Brasil, com nove municípios entre os 20 mais perigosos, segundo o Anuário de Segurança Pública divulgado em julho deste ano, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
O levantamento considera cidades com mais de 100 mil habitantes e aponta Jequié como a segunda mais violenta do país, com 77,6 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes. Juazeiro aparece em terceiro lugar, seguida de Camaçari, na quarta posição. Completam a lista baiana: Simões Filho (7º), Feira de Santana (10º), Porto Seguro (14º), Santo Antônio de Jesus (17º), Ilhéus (19º) e Salvador (20º lugar).