Estados do Nordeste declaram apoio a propostas de segurança do governo Lula
Representantes dos governos dos nove estados do Nordeste declararam, nesta quinta-feira (6), apoio às propostas de segurança pública apresentadas pelo governo federal e que tramitam no Congresso. A reunião ocorreu no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, e contou com a presença de governadores e secretários estaduais.
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, representou o governador Jerônimo Rodrigues (PT), no encontro que reuniu integrantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). O grupo foi recebido pelo ministro Ricardo Lewandowski para discutir pautas prioritárias no enfrentamento ao crime organizado.
O governador do Piauí e presidente do consórcio, Rafael Fonteles, destacou a importância do Congresso aprovar a PEC da Segurança Pública, apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto prevê a integração entre as forças policiais de todo o país, com foco no compartilhamento de dados e informações estratégicas.
Fonteles também defendeu o Projeto de Lei Antifacção, encaminhado pelo governo à Câmara dos Deputados no fim de outubro. “O item mais importante para o combate à criminalidade organizada é a integração das forças, incluindo a integração de dados, de informações e de inteligência. Esses 11 projetos que aperfeiçoam a legislação no combate à criminalidade organizada são prioridades para nós governadores do Consórcio Nordeste”, disse Fonteles, segundo a Agência Brasil.