EUA enviam carta ao governo do RJ e lamentam morte de policiais em megaoperação
Um representante do governo dos Estados Unidos manifestou condolências oficiais ao estado do Rio de Janeiro pelas mortes de quatro policiais durante a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha. A mensagem foi enviada por James Sparks, da Divisão Antidrogas dos EUA (DEA), ao secretário de Segurança Pública fluminense, Victor Santos.
Na carta, com o selo do Departamento de Justiça dos EUA, Sparks expressa “profundo pesar” pelas perdas ocorridas na ‘Operação Contenção’, destacando a coragem dos agentes que morreram em serviço.
“É com profundo pesar que expressamos nossas mais sinceras condolências pela trágica perda dos quatro policiais que tombaram no cumprimento do dever, durante a recente Operação Contenção no Complexo do Alemão. Sabemos que a missão de proteger a sociedade exige coragem, dedicação e sacrifício, e reconhecemos o valor e a honra desses profissionais que deram suas vidas em defesa da segurança pública”, disse Sparks.
O documento, também assinado em nome do Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, destacou a admiração da DEA pelo trabalho das forças de segurança brasileiras e ofereceu apoio ao governo fluminense.
“Receba, Senhor Secretário, nossos votos de força e consolo diante dessa irreparável perda”, completou Sparks. A Operação Contenção, deflagrada no dia 28 de outubro, foi considerada uma das maiores ações já realizadas no estado. Ao todo, 121 pessoas morreram, entre elas dois policiais civis, dois militares e 117 suspeitos.