
Ex-ministros de Dilma, Bolsonaro e Lupi estão entre os primeiros convocados pela CPMI do INSS

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza nesta terça-feira (26) a segunda reunião de trabalhos. O colegiado vai decidir quem serão os primeiros nomes a prestar depoimento de forma obrigatória.
Entre os convocados sugeridos pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União), estão o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT), que deixou o cargo recentemente, além de ex-presidentes do INSS. Também devem ser chamados o ex-ministro Carlos Eduardo Gabas, que comandou a pasta durante o governo Dilma Rousseff (PT), e José Carlos Oliveira, responsável pelo antigo Ministério do Trabalho e Previdência na gestão de Jair Bolsonaro (PL).
A lista de requerimentos em análise inclui ainda pedidos de informações ao Supremo Tribunal Federal (STF), à Polícia Federal (PF), a órgãos de controle, ao Ministério da Previdência e ao próprio INSS.
A CPMI foi instalada na semana passada, em meio a uma derrota da base governista, com a eleição do senador Carlos Viana (Podemos) para a presidência e de Alfredo Gaspar, também crítico ao governo, como relator.