Clima
Min 21ºc - Max 28ºc Salvador
Calendário
domingo, 24 de Agosto, 2025
Vittor Amorim 22 de Agosto, 2025
Icone - Autor

Flávio Dino recebe título de cidadão baiano na Alba e toca com Olodum durante cerimônia

Política
Icone - Autor
Vittor Amorim 22 de Agosto, 2025

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, recebeu nesta sexta-feira (22), o título de cidadão baiano, em evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), no Hotel Deville Itapuã, em Salvador. Durante a cerimônia, Dino se arriscou a tocar os tambores do Olodum.

A solenidade contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos (PSD), e de outras autoridades políticas.

A proposta de conceder a honraria ao ministro partiu da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), ainda em 2023, quando Dino ocupava o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Fabíola exaltou a trajetória do magistrado, destacando seu papel na defesa da democracia e do Estado de Direito.

“Ele é um humanista, um defensor da liberdade, da independência, da democracia e da soberania do país. No 8 de janeiro, quando os atos golpistas colocaram em risco as instituições, Dino mostrou firmeza na defesa do Estado de Direito. É um ministro que sempre defendeu valores como independência, liberdade e igualdade. Além disso, é um católico convicto que entende a importância de proteger os mais vulneráveis, seguindo a lição de Cristo”, disse a deputada.

Ex-governador do Maranhão por dois mandatos (2014–2018 e 2018–2022), Flávio Dino também foi eleito senador em 2022, mas deixou o mandato para assumir uma cadeira no STF. Ele foi indicado por Lula em novembro de 2023 para a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber. Após ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aprovado no Senado, tomou posse como ministro da Corte.