Glauber Braga é retirado à força da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi retirado à força da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, por policiais legislativos, nesta terça-feira (9). O episódio ocorreu depois que o parlamentar se recusou a deixar a cadeira do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Glauber ocupou o posto sem autorização e permaneceu no local em protesto contra o processo de cassação que tramita contra ele. O deputado afirmou que não deixaria a cadeira, o que levou à intervenção dos agentes de segurança.
A operação provocou o esvaziamento do plenário. A TV Câmara interrompeu a transmissão às 17h34, no mesmo momento em que jornalistas foram orientados a sair e impedidos de acompanhar a movimentação interna.
Procurada, a assessoria de Hugo Motta afirmou que a medida seguiu “protocolo interno”, sem detalhar qual norma foi acionada ou como é definido o procedimento para situações semelhantes.
Também nesta terça, Motta anunciou que o plenário deve avaliar o pedido de cassação do mandato de Glauber Braga. O parlamentar é acusado de agredir um manifestante dentro da Câmara.