Gleisi convoca reunião de emergência com base de governo para discutir impasse sobre PL Antifacção
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), convocou uma reunião de emergência com líderes da base governista na Câmara dos Deputados para discutir a tramitação do Projeto Antifacção. Nesta terça-feira (11), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) decidiu retirar da pauta a votação do projeto, após falta de consenso entre as lideranças partidárias.
O projeto, relatado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), enfrenta resistência dentro da própria base aliada, principalmente em relação aos poderes da Polícia Federal (PF) no combate ao crime organizado. De acordo com o colunista Igor Gadelha, do jornal Metrópoles, o encontro de Gleisi tem como objetivo definir uma estratégia conjunta para preservar o texto defendido pelo governo federal.
O Palácio do Planalto tenta evitar que alterações no texto original reduzam a autonomia da corporação. Gleisi vem atuando nos bastidores para adiar a votação e ganhar tempo para negociações com os líderes partidários. A ideia é ajustar os pontos mais polêmicos e construir um consenso que impeça a aprovação de uma versão desfavorável ao governo.