
Gleisi Hoffmann reúne líderes do governo após derrota na CPMI do INSS

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, convocou nesta quarta-feira (20/8) os líderes da base governista no Congresso Nacional para discutir a derrota sofrida pelo governo na composição da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A reunião acontece no Palácio do Planalto, após encontros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), no Palácio da Alvorada.
Em março de 2024, o Metrópoles revelou que 29 entidades autorizadas pelo INSS a cobrar mensalidades de aposentados tiveram um aumento de 300% em seu faturamento, enquanto respondiam a mais de 60 mil processos judiciais. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), os valores arrecadados com os descontos subiram de R$ 544 milhões em 2021 para R$ 2,1 bilhões em 2024.
Após as denúncias, o INSS abriu investigações internas, enquanto a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal deram início a apurações que resultaram na Operação Sem Desconto. A legislação que permite os descontos diretamente na folha de pagamento dos aposentados foi criada na década de 1990, com o objetivo de facilitar a relação entre os aposentados e as entidades às quais se associaram voluntariamente.