Governador do RJ diz ter enviado “100%” das informações exigidas por Moraes sobre megaoperação
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou nesta segunda-feira (17), que já enviou “100%” das informações complementares solicitadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a megaoperação policial que resultou em 121 mortes nos complexos da Penha e do Alemão.
Castro destacou que toda a documentação pedida pelo relator da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas, foi entregue, incluindo arquivos que, segundo ele, eram fundamentais para esclarecer pontos da operação.
O envio atende à determinação de Moraes, que havia solicitado novos dados após identificar divergências entre as informações repassadas pelo governo estadual e por outros órgãos, como o Ministério Público.
O ministro pediu detalhes dos relatórios que embasaram a ação, laudos realizados após as mortes, informações de inteligência e a preservação das imagens das câmeras corporais dos policiais envolvidos.
Castro afirmou que o protocolo determinado pela ADPF das Favelas será entregue até o dia 20, conforme previsto pelo governo do estado. A ação judicial, julgada em abril, determina regras específicas para operações em comunidades, com foco na proteção de direitos humanos.