Clima
Min 23ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 28 de Outubro, 2025
Redação 28 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Governo adia novas medidas de arrecadação e prioriza projeto de corte de gastos, diz Haddad

Política
Icone - Autor
Redação 28 de Outubro, 2025

Após reunião na Residência Oficial da Câmara nesta terça-feira (28), o governo e líderes do Congresso acertaram que as medidas de contenção de despesas serão incorporadas ao projeto que permite a atualização de valores patrimoniais nas declarações do Imposto de Renda. O acordo foi firmado entre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o relator da proposta, deputado Juscelino Filho (União-MA).

Com a expectativa de votação do texto nesta quarta-feira (29), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo decidiu esperar a conclusão dessa etapa antes de apresentar novas medidas de aumento de arrecadação.

“Estamos priorizando o que é mais consensual, que é colocar ordem no gasto primário. Essa parte já pode ser aproveitada num projeto que está em tramitação e resolve boa parte do problema fiscal que enfrentamos até o fim do ano”, explicou Haddad, em conversa com jornalistas na portaria do Ministério da Fazenda.

O ministro destacou ainda que vem mantendo diálogo constante com o presidente da Câmara.

“O deputado Hugo Motta me ligou várias vezes na semana passada, e há disposição de alguns parlamentares para incorporar essa parte mais técnica e menos polêmica do ajuste”, afirmou.