Governo de Israel afirma que dará ajuda a brasileiros que quiserem deixar o país
A embaixada de Israel em Brasília informou nesta quinta-feira (19), que dará assistência a brasileiros que quiserem deixar o país, em meio ao agravamento do conflito com o Irã. A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou estar pronta para fazer a repatriação.
Segundo o documento, o Ministério das Relações Exteriores de Israel coordenou a saída de delegações brasileiras, que já cruzaram a fronteira com a Jordânia.
“O Ministério das Relações Exteriores de Israel liderou e coordenou os esforços para garantir que saída segura de delegações brasileiras de Israel. Neste momento, as delegações já deixaram o território israelense e cruzaram a fronteira com a Jordânia. O ministério continua atento à situação e continuará a providenciar assistência conforme necessário”, diz o comunicado.
A Força Aérea Brasileira (FAB), por sua vez, afirmou estar pronta para realizar a repatriação de brasileiros na região. Em ofício enviado ao senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, a FAB declarou que está “em condições” de mobilizar aeronaves para a missão.
Nos últimos dias, representantes diplomáticos do Brasil atuaram junto às autoridades de Israel, Jordânia e Arábia Saudita para viabilizar o trânsito seguro de autoridades brasileiras pelas fronteiras.