
Governo lança plano “Brasil Soberano” com crédito para empresas afetadas por tarifaço de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quarta-feira (13), um pacote emergencial para socorrer empresas brasileiras impactadas pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos. A medida, batizada de “Brasil Soberano”, prevê uma linha de crédito inicial de R$ 30 bilhões.
O plano, assinado por meio de medida provisória, também inclui o adiamento de tributos e contribuições federais por até dois meses, além da compra de produtos perecíveis, como peixes, frutas e mel, que ficaram parados após o anúncio do tarifaço.
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), classificou a taxação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como “chantagem” e afirmou que o governo trabalha para proteger a soberania nacional.
“O Brasil e o mundo são testemunhas de que essa situação, que consideramos uma verdadeira chantagem, foi provocada por aqueles que tentaram abolir o estado democrático de direito e agora respondem por seus crimes perante à lei e à justiça”, disse.
A cerimônia contou com a presença dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A medida provisória entra em vigor com a publicação no Diário Oficial da União, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para continuar valendo.