
Governo lançará novo modelo do Auxílio Gás com vale para compra direta do botijão

O governo federal vai lançar, na próxima semana, uma reformulação no programa Auxílio Gás, com o objetivo de ampliar o acesso das famílias de baixa renda ao botijão de gás de cozinha (GLP). A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (27) pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
De acordo com Costa, o benefício passará a ser concedido em formato de vale crédito, que poderá ser utilizado diretamente nas distribuidoras de revenda de gás credenciadas. Para realizar a compra, o beneficiário precisará apenas apresentar o CPF no ato da aquisição.
O programa começará a ser expandido já em março, quando atingirá 15,5 milhões de famílias, mais de 46 milhões de pessoas. Atualmente, cerca de 5,6 milhões de famílias recebem o benefício. A meta do governo é alcançar mais de 20 milhões de famílias.
O auxílio é voltado para quem está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e possui renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. O valor atual do benefício é de R$ 108 a cada dois meses, equivalente ao preço médio de um botijão de 13kg. Para 2026, estão previstos R$ 13,6 bilhões destinados ao programa.