
Governo Lula prepara decreto para aplicar Lei da Reciprocidade após tarifaço dos EUA

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve publicar nesta segunda-feira (14), o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo chefe do Executivo. A medida pode ser usada como resposta a tarifa de 50% imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
O anúncio da publicação foi confirmado neste sábado (12), pelo gabinete do vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, que vai comandar um comitê formado por representantes do governo e do setor produtivo para discutir estratégias diante das tarifas anunciadas por Donald Trump.
A Lei da Reciprocidade foi criada para permitir ao Brasil reagir a sanções comerciais unilaterais. Até então, o país só podia recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC).
Em declarações nas redes sociais, Lula voltou a falar sobre a defesa da soberania nacional.
“O povo brasileiro precisa ser respeitado. A justiça brasileira precisa ser respeitada. Somos um país grande, soberano e de tradições diplomáticas históricas com todos os países. O Brasil vai adotar as medidas necessárias para proteger seu povo e suas empresas”, disse Lula neste sábado (12).