Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 17 de Setembro, 2025
Redação 25 de Julho, 2025
Icone - Autor

Governo Trump acusa Moraes de perseguição contra Bolsonaro e afirma que está “tomando providências”

Política
Icone - Autor
Redação 25 de Julho, 2025

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na quinta-feira (24), o subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado, Darren Beattie, afirmou que Moraes é “o coração pulsante do complexo de perseguição e censura” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

A declaração foi publicada em uma conta oficial do Escritório do Subsecretário, em resposta a uma postagem anterior do senador Marco Rubio, que anunciou, na semana passada, a suspensão do visto americano de Moraes e de outros ministros da Corte brasileira.

Segundo Beattie, o governo dos EUA, está acompanhando de perto o caso e adotando medidas. 

“O ministro Moraes é o coração pulsante do complexo de perseguição e censura contra Jair Bolsonaro, o que, por sua vez, restringiu a liberdade de expressão nos EUA. Graças à liderança do presidente Trump e do secretário Rubio, estamos atentos e estamos tomando providências”, disse Darren Beattie.

O subsecretário ainda acusou Moraes de comprometer a liberdade de expressão não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, ao atingir apoiadores de Bolsonaro em território americano. 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, está nos EUA desde março deste ano. Na última terça-feira (22), o ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio dos bens e das contas bancárias do deputado. A medida impede o parlamentar de realizar qualquer transação financeira, inclusive receber doações via Pix.