Clima
Min 22ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
domingo, 12 de Outubro, 2025
Redação 15 de Julho, 2025
Icone - Autor

Governo Trump avalia sanções contra PGR após pedido de prisão de Bolsonaro

Política
Icone - Autor
Redação 15 de Julho, 2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avalia impor sanções contra o procurador-geral da República, Paulo Gonet, após ele ter solicitado a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. As penas sugeridas chegam até 43 anos de prisão.

Segundo informações de Paulo Capelli do jornal Metrópoles, divulgadas nesta terça-feira (15), uma das possibilidades em discussão seria enquadrar Gonet nas sanções previstas pela Lei Magnitsky e pela Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, os mesmos instrumentos cogitados para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ex-presidente norte-americano acusa o governo brasileiro e o STF de perseguirem Bolsonaro por motivações políticas e chamou as ações da Justiça brasileira de “ataques vergonhosos”.

Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal licenciado e filho do ex-presidente, está em Washington participando das articulações com aliados de Trump.

No pedido enviado ao Supremo Tribunal Federal, Gonet descreve Bolsonaro como “líder de uma organização criminosa” responsável por planejar um golpe para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A denúncia também aponta crimes como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado com violência e ataque ao patrimônio da União.