
Haddad afirma que governo estuda viabilidade da tarifa zero no transporte público

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira (7), que a equipe econômica do governo está elaborando um diagnóstico completo sobre o sistema de transporte público no país para avaliar a viabilidade da chamada tarifa zero. A medida, defendida por setores aliados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevê a gratuidade das passagens para os usuários.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, Haddad explicou que a análise foi solicitada pelo presidente Lula e busca entender como o transporte urbano é financiado atualmente e quais alternativas poderiam sustentar um modelo sem cobrança direta ao passageiro.
“Nós sabemos que transporte público no Brasil, sobretudo urbano, ele é uma questão importante para o trabalhador. Nesse momento nós estamos fazendo radiografia do setor a pedido do presidente. Tem vários estudos que estão sendo recuperados pela Fazenda para verificar se existem outras formas mais adequadas de financiar o setor”, disse Haddad.
Segundo o ministro, o levantamento inclui informações sobre os custos do setor, o volume de subsídios públicos, a participação das empresas por meio do vale-transporte e o peso financeiro que recai sobre o trabalhador. Também serão analisados os gargalos e as oportunidades tecnológicas para aprimorar o sistema.
“Nós vamos perseverar nesse estudo para apresentar uma radiografia do setor e nós verificamos quais são as possibilidades de melhorar isso que tem um apelo social muito forte”, completou o ministro.