Clima
Min 21ºc - Max 28ºc Salvador
Calendário
domingo, 24 de Agosto, 2025
Redação 10 de Julho, 2025
Icone - Autor

Haddad afirma que tarifa dos EUA é “golpe contra o Brasil” e culpa aliados de Bolsonaro

Política
Icone - Autor
Redação 10 de Julho, 2025

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou duramente a decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto. Em entrevista nesta quinta-feira (10), Haddad classificou a medida como um “ataque ao Brasil” e afirmou que ela foi orquestrada por forças extremistas internas, ligadas à família do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o ministro, a medida anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump não tem justificativa econômica e seria parte de uma tentativa política de interferência no processo judicial que Bolsonaro enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF), por tentativa de golpe de Estado.

“A única explicação plausível para o que foi feito ontem é porque a família Bolsonaro urdiu esse ataque ao Brasil, com um objetivo específico, que é escapar do processo judicial”, disse Haddad.

Ele também mencionou o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, atualmente nos EUA, como participante ativo dessa articulação.

Apesar da gravidade da situação, Haddad acredita que a tarifa não deve se sustentar por muito tempo. “O resultado desse tipo de ação vai ser desastroso para quem promoveu”, afirmou.