Haddad diz que Brasil sofre sanções dos EUA por ser “mais democrático”
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (13), que as sanções aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil são uma retaliação por o país ser “mais democrático” do que o norte-americano.
A declaração foi feita durante o anúncio de medidas do governo brasileiro em resposta ao tarifaço imposto por Donald Trump. Entre as ações estão uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas afetadas, o adiamento do pagamento de tributos e a compra de produtos por entes federativos.
“O Brasil é um país que tá sendo sancionado por ser mais democrático do que o seu agressor. É uma situação inédita e muito incomum no mundo um país que não persegue adversários, imprensa, escritórios de advocacia, universidades, imigrantes legais ou ilegais, e está sujeito a uma retaliação injustificável do ponto de vista político e econômico”, disse Haddad.
O ministro destacou que as medidas adotadas pelo governo buscam mitigar os impactos sobre a economia nacional e proteger empresas e trabalhadores atingidos pelas tarifas norte-americanas.