
Haddad elogia a fala de Trump sobre diálogo com Lula

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou como “ótima” a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, feita na sexta-feira (1º), de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode falar com ele “quando quiser”.
Segundo Haddad, a disposição é mútua. “Tenho certeza de que a recíproca é verdadeira. O presidente Lula também estaria disposto a receber um telefonema dele quando quisesse”, afirmou o ministro.
Como parte da articulação entre os governos brasileiro e norte-americano, o ministro anunciou uma reunião com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, prevista para a próxima semana.
“Finalmente, vamos ter uma reunião mais longa e mais focada na decisão, até aqui unilateral dos Estados Unidos, em relação ao Brasil”, destacou Haddad.
O encontro, segundo o ministro, poderá servir de base para uma possível aproximação entre Lula e Trump. Apesar disso, ainda não há negociações formais ou uma conversa agendada entre os dois chefes de Estado.
Além das pautas econômicas, Haddad também pretende discutir a aplicação da Lei Magnitsky ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. “Vale a pena uma conversa com Bessent antes, para esclarecermos, sobretudo, como funciona o sistema judiciário brasileiro”, declarou.