Clima
Min 23ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sexta-feira, 19 de Dezembro, 2025
Redação 11 de Dezembro, 2025
Icone - Autor

Hamilton Assis condena violência da PM e cobra Jerônimo após greve dos trabalhadores da BYD

Política
Icone - Autor
Redação 11 de Dezembro, 2025

O vereador Hamilton Assis (PSOL) emitiu uma nota de repúdio nesta quarta-feira (10), após denúncias violência policial durante uma manifestação realizada por trabalhadores da empresa chinesa BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Os funcionários reivindicam melhores condições de trabalho, reajuste salarial e direitos básicos.

A mobilização é considerada a primeira grande greve desde a chegada da montadora ao estado. Representantes da categoria e entidades sindicais afirmam que houve intimidação e ações desproporcionais por parte das forças de segurança, o que agravou o clima de tensão entre os grevistas.

Hamilton Assis classificou o cenário como “inaceitável em um estado que afirma defender a democracia e o diálogo social”. O vereador cobrou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a direção da empresa priorizem a negociação. Para ele, o caso representa “um grave desrespeito à dignidade do trabalho e ao direito constitucional de greve”.

O edil também pediu que o Estado esclareça as denúncias e responsabilize eventuais excessos policiais. “O Brasil não pode repetir velhas práticas de criminalização da luta da classe trabalhadora justo no momento em que se discute um novo modelo de desenvolvimento, que só será sustentável se assegurar direitos e condições reais de trabalho digno”, disse.

Hamilton lembrou que a BYD já enfrentou uma ação de R$ 257 milhões do Ministério Público do Trabalho (MPF) neste ano, envolvendo denúncias de trabalho escravo e tráfico de pessoas. “Não podemos achar aceitável ou criminalizar a luta das trabalhadoras e dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, ainda mais quando já há um precedente terrível”, diz Hamilton Assis.