Hugo Motta alerta governo sobre relação com Congresso: “Ainda tem muito a melhorar”
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quarta-feira (22), que a relação entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Congresso “ainda tem muito a melhorar” e ressaltou a necessidade de ajustes na articulação política para avançar com projetos relacionados ao Orçamento de 2026.
Motta destacou que o governo precisa enviar formalmente os textos para que seja definida a tramitação. Ele afirmou em entrevista à GloboNews, que o projeto voltado à contenção de despesas apresenta maiores chances de aprovação, pois gerou “menos questionamentos” durante sua análise preliminar pelos deputados.
Entre as estratégias em discussão no Planalto estaria a possibilidade de pensar novos projetos a outros já com urgência definida no plenário, acelerando assim a análise. Sobre propostas que envolvem aumento de impostos, como no setor de apostas esportivas, Motta preferiu não comentar.
O presidente da Câmara ressaltou ainda a importância dessas iniciativas para viabilizar as discussões sobre o Orçamento de 2026, destacando que os limites de gastos estão próximos do máximo permitido. Questionado sobre os adiamentos na análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), disse: “Estamos praticamente em novembro e o prazo está bem apertado”.