Clima
Min 20ºc - Max 30ºc Salvador
Calendário
domingo, 24 de Agosto, 2025
Redação 07 de Agosto, 2025
Icone - Autor

Hugo Motta nega acordo com oposição: “A presidência da Câmara é inegociável”

Política
Icone - Autor
Redação 07 de Agosto, 2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), negou nesta quinta-feira (7), que tenha feito qualquer tipo de acordo com a oposição em troca da desocupação do plenário, ocupado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em nota enviada à imprensa, Motta negou as notícias de que teria cedido à pressão dos parlamentares contrários à prisão domiciliar de Bolsonaro. 

“A presidência da Câmara é inegociável. Quero que isso fique bem claro. As matérias que estão saindo sobre a negociação feita por esta presidência para que os trabalhos fossem retomados não está vinculada a nenhuma pauta. O presidente da Câmara não negocia as suas prerrogativas, nem com a oposição, nem com o governo, nem com absolutamente ninguém”, disse Motta.

Deputados da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bloquearam os trabalhos da Casa para pressionar pela votação de pautas de interesse do grupo, como a anistia aos condenados do 8 de Janeiro e o fim do foro privilegiado.

O grupo desocupou o plenário na noite de quarta-feira (6), após momentos de confusão e tentativa de intervenção de Motta. 

Após o episódio, parlamentares da oposição chegaram a afirmar que o presidente da Casa havia se comprometido a pautar os temas reivindicados.