
Hugo Motta rejeita indicação de Eduardo Bolsonaro para liderança da minoria na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), rejeitou a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para o cargo de líder da minoria. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Câmara desta terça-feira (23).
Segundo o parecer, a ausência de Eduardo do território nacional inviabiliza o exercício da função. “Evidencia-se a incompatibilidade do exercício da Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados pelo Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, visto que se encontra ausente do território nacional. A ausência física do parlamentar o impede de exercer prerrogativas e deveres essenciais à Liderança, tornando seu exercício meramente simbólico e em desacordo com as normas regimentais”, aponta o documento.
O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro está nos Estados Unidos desde fevereiro e tem articulado formas de permanecer fora do Brasil sem perder o mandato.
A indicação de Eduardo havia sido anunciada no último dia 16, como estratégia para evitar a perda do cargo por faltas consecutivas e garantir a manutenção de seu mandato mesmo residindo fora do país.