
Itamaraty convoca diplomata dos EUA após ameaças a aliados de Moraes no Judiciário

O Ministério das Relações Exteriores convocou Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, para esclarecer as recentes ameaças feitas pelo governo Trump contra aliados do ministro Alexandre de Moraes no Judiciário brasileiro. O Itamaraty expressou indignação com o tom das publicações do Departamento de Estado e da embaixada americana nas redes sociais.
O governo brasileiro vê as manifestações norte-americanas como uma interferência inaceitável em assuntos internos e repudia as ameaças dirigidas a autoridades do país. Nos últimos dias, o Departamento de Estado dos EUA tem criticado publicamente decisões do Supremo Tribunal Federal relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.
No dia 7 de agosto, a Embaixada dos EUA no Brasil divulgou uma tradução de um comentário do secretário de diplomacia pública americano, Darren Beattie, que alertou juízes e outras autoridades brasileiras a não apoiarem Alexandre de Moraes, dizendo que a situação está sendo monitorada de perto. Beattie acusou Moraes de perseguir e censurar Bolsonaro.
No final de julho, os EUA aplicaram sanções econômicas contra Moraes com base na Lei Magnitsky, em resposta à investigação sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, que inclui supostos planos para prender e assassinar autoridades públicas.