Clima
Min 23ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
quarta-feira, 15 de Outubro, 2025
Redação 23 de Setembro, 2025
Icone - Autor

Janja usa casaco com bordado da Palestina durante Assembleia Geral da ONU

Política
Icone - Autor
Redação 23 de Setembro, 2025

A primeira-dama Janja da Silva chamou atenção na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta terça-feira (23), ao usar um casaco com bordado tradicional palestino. Ela acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsável pelo discurso de abertura dos debates entre chefes de Estado.

Durante sua fala, Lula lamentou a ausência do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e declarou que “nada justifica o genocídio em Gaza”.

Nas redes sociais, Janja explicou a escolha da vestimenta. Segundo ela, o bordado Tatreez, feito historicamente por mulheres palestinas, simboliza resistência e memória coletiva.

“Por mais um ano, trago as mulheres palestinas junto a mim na abertura da Assembleia Geral da ONU. Me visto com o tradicional bordado Tatreez, feito por mãos majoritariamente femininas ao longo dos séculos. Esses pontos geométricos contam a história de luta e resistência de um povo que vem sofrendo reiterados ataques desde o início dos conflitos na Faixa de Gaza, atingindo em sua maioria mulheres e crianças”, escreveu a primeira-dama.

Janja ainda citou dados da ONU Mulheres, que em maio de 2025 estimou que mais de 28 mil mulheres e meninas foram mortas em Gaza desde o início do conflito em 2023.