Clima
Min 23ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 28 de Outubro, 2025
Redação 28 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Jerônimo afirma que segurança na Bahia está “sob controle”, mesmo com avanço no crime organizado

Política
Icone - Autor
Redação 28 de Outubro, 2025

Questionado sobre a situação da segurança pública no estado da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta terça-feira (28), que a situação “está sob controle”, apesar do aumento das ações do crime organizado em algumas regiões.

Em entrevista coletiva realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, Jerônimo destacou: “Estamos executando as operações planejadas, como fizemos na semana anterior. Ontem realizamos mais uma, removendo do circuito drogas, dinheiro e armas”, disse.

O governador comentou ainda o conflito de terras no extremo sul da Bahia. O caso mais recente foi registrado nesta terça, em Itamaraju, e envolveu uma briga entre indígenas e assentados que resultou na morte de duas pessoas e deixou uma gravemente ferida.

“Aproveito para manifestar meus sentimentos em relação ao falecimento de dois trabalhadores rurais hoje, em decorrência de um confronto com indígenas. A informação que recebi até o momento indica que o incidente foi resultado de um confronto direto”, afirmou Jerônimo segundo o Informe Baiano.

O chefe do Executivo baiano destacou que as áreas envolvidas neste conflito em Itamaraju são territórios federais, abrangendo assentamentos de reforma agrária sob responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“Nossa posição é de acompanhamento, apoio e auxílio à frente de segurança pública do governo federal, visando, além do apoio da Polícia Militar, contribuir com as investigações. Trata-se de uma área de alta complexidade”, completou Jerônimo.

Conflito de terras

O confronto em Itamaraju que deixou duas pessoas mortas e uma gravemente ferida, aconteceu na região da Associação Córrego da Barriguda, também conhecida como “Pedra Mole”. As vítimas fatais foram identificadas como Amauri Sena dos Santos, 37 anos, e Alberto Carlos dos Santos, 60 anos, ambos assentados da comunidade. Um terceiro homem, Joabson Lima Alves dos Santos, foi socorrido em estado crítico.

Segundo a Polícia Militar e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o incidente ocorreu durante uma tentativa de retomada de área por indígenas dentro dos limites da Terra Pataxó Barra Velha do Monte Pascoal.