Clima
Min 24ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
terça-feira, 14 de Outubro, 2025
Redação 14 de Outubro, 2025
Icone - Autor

Jerônimo afirma que vai coordenar decisão sobre a vaga no Senado entre Rui, Wagner e Coronel

Política
Icone - Autor
Redação 14 de Outubro, 2025

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta terça-feira (14), que será ele o responsável por coordenar a decisão sobre a formação da chapa majoritária do grupo governista para as eleições de 2026. A disputa pela vaga ao Senado movimenta com os nomes que já declararam interesse na disputa como, Jaques Wagner (PT), Angelo Coronel (PSD) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Tentando se desviar da pergunta, Jerônimo afirmou que o processo será conduzido com diálogo e que não vai tomar uma decisão. “Eu no meu lugar, acho que o Wagner, o Coronel, o Rui, se coloca à disposição, está correto. Mas o governador que vai dirigir, que vai coordenar o processo, eu não posso tomar partido agora”, disse o governador no programa Se Liga Bocão.

O petista destacou que o cenário é positivo, já que o grupo tem “três bons nomes” para disputar a vaga e disse achar justo Rui Costa se colocar à disposição para disputar o senado.

“Eu tenho dois sentados na cadeira de senador e um dizendo. E é justo que o Rui diga isso. Não estou tirando o mérito de Rui. Ele ficou até o último dia do governo, está sem mandato e tem um cargo de confiança. Não tem mandato. O Rui vai continuar sem mandato? Eu falei com o Lula isso. Temos que sentar e ver”, afirmou Jerônimo.

Jerônimo disse ainda que a prioridade será manter a base unida pensando também na reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. “Vamos aguardar, eu tenho que dirigir isso com muita serenidade. Eu tenho dito que nós temos que ter dois princípios, um princípio é de uma chapa competitiva temos que ter uma chapa competitiva até porque nós vamos trabalhar para reeleger o Lula e bem na Bahia”, disse.

Questionado sobre o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, o governador respondeu de forma direta: “Eu sei de mim. Ele que procure o caminho dele, o rumo dele. Eu sei de mim”, concluiu Jerônimo.