
Jerônimo comenta situação do VLT, parado há 4 anos: “A todo vapor”

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta sexta-feira (22) que a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) “anda a todo vapor”, mesmo após 4 anos de paralização. A declaração foi dada durante a solenidade em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, recebe o título de cidadão baiano, em evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), no Hotel Deville Itapuã.
Segundo o governador, tanto o VLT quanto a Ponte Salvador-Itaparica passaram por análises rigorosas do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Tivemos recentemente nossos dois maiores projetos em execução, a ponte e o VLT. Ambos passaram por um crivo rigoroso, mais sofisticados no sentido de inovação na mesa de negociação”, afirmou Jerônimo.
Já em relação à Ponte Salvador-Itaparica, Jerônimo reconheceu novos entraves contratuais com a empresa chinesa CCECC, que chegou a pedur aporte adicional de R$ 1,5 bilhão ao Banco do Nordeste. “Temos um entrave com o consórcio chinês da Ponte, e o TCU chamou a responsabilidade, observando o que deveria trazer resultados financeiros positivos sobre a qualidade da obra, assim também como o VLT”.
A obra da ponte tem custo estimado em R$ 10,42 bilhões e prazo de execução de seis anos, após a assinatura final do contrato. Considerada uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina, a ligação entre Salvador e a Ilha de Itaparica deverá promover integração e desenvolvimento regional.
Veja vídeo: