Clima
Min 25ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
quinta-feira, 04 de Dezembro, 2025
Redação 28 de Julho, 2025
Icone - Autor

Jerônimo diz que “Bahia é um estado de paz” ao comentar dados do Anuário da Violência

Política
Icone - Autor
Redação 28 de Julho, 2025

Apesar de liderar em número de mortes violentas em 2024, governador aponta queda nos índices

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta segunda-feira (28) que “a Bahia é um estado de paz”, ao comentar os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, que colocam o estado como líder em número absoluto de Mortes Violentas Intencionais no país. A declaração foi feita durante entrevista a rádios em Barreiras, no oeste baiano.

De acordo com o levantamento, a Bahia registrou 6.036 mortes violentas em 2024. Apesar da liderança em números absolutos, houve uma redução de 8,4% em relação a 2023, que contabilizou 6.579 casos. O estado também concentra 5 das 10 cidades com maiores taxas de homicídios no país, incluindo Jequié, com índice de 77,6 mortes por 100 mil habitantes.

“Todos sabem que a Bahia é um estado de paz. Mas é um tema muito sensível, que chega dentro da casa das pessoas”, disse Jerônimo, reconhecendo a gravidade dos dados.

O governador atribuiu parte do problema à atuação do crime organizado e à fragilidade das fronteiras brasileiras.

“Esse é um tema internacional. Todos os países se preocupam com facções e com o capital investido no fortalecimento do crime”, afirmou.

Ele também voltou a cobrar apoio do governo federal: “Tenho pedido ao presidente Lula e ao ministro Lewandowski que nos ajudem com as fronteiras. A Bahia faz divisa com oito estados. Não é fácil.”

Jerônimo criticou ainda as comparações com gestões anteriores e defendeu as ações de segurança adotadas pelo governo estadual, como investimentos em tecnologia, inteligência policial e integração com outras forças.