
Jerônimo exonera último PM no comando de um sistema prisional na Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) exonerou o tenente-coronel Edmário José Britto Araújo da direção do Conjunto Penal de Vitória da Conquista (CPVC), último representante da Polícia Militar no comando de unidades prisionais da Bahia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (23), pelo Bnews.
Com a decisão, todas as 25 unidades prisionais baianas passam a ser administradas por servidores civis. No lugar de Edmário, assume o policial penal Marcos de Jesus Santos. O Conjunto Penal de Vitória da Conquista abriga presos do sexo masculino condenados ao regime fechado e, em casos excepcionais, detentos provisórios.
De acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a unidade tem capacidade para 600 internos, mas atualmente abriga 753, um excedente de 153 pessoas. A medida foi comemorada pelo presidente do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores Penitenciários da Bahia (Sinppspeb), Reivon Pimentel, que considerou a mudança um marco histórico para o sistema penitenciário.
“Acabou a militarização no sistema prisional, não temos mais nenhum militar em cargo de comando no sistema prisional. Isso é um avanço, isso é uma vitória, isso é o Estado estar cumprindo o que determina a lei e os tratados internacionais, porque o Pacto de Mandela diz que quem prende não pode custodiar e diz que o sistema prisional não pode ser militarizado”, disse Pimentel ao Bnews.