Clima
Min 24ºc - Max 32ºc Salvador
Calendário
quinta-feira, 06 de Novembro, 2025
Redação 06 de Novembro, 2025
Icone - Autor

Jerônimo Rodrigues interrompe discurso de Macron e cobra tradução durante evento em Salvador

Política
Icone - Autor
Redação 06 de Novembro, 2025

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, interrompeu o discurso do presidente da França, Emmanuel Macron, durante a abertura do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, realizada nesta quarta-feira (5), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador. O baiano quebrou o protocolo ao pedir a tradução da fala do chefe de Estado francês.

Segundo Bahia Notícias, enquanto Macron discursava em francês, Jerônimo levantou-se e pediu o microfone:

“Se nós não tivermos tradução, mesmo que simultânea, nós não vamos entender a mensagem do presidente Macron. Eu não sei se temos tradutores, mas é preciso que haja tradução da mensagem”, afirmou o governador.

O evento chegou a disponibilizar fones para tradução simultânea, mas parte do público não havia recebido o equipamento. Após a intervenção, a equipe organizadora reforçou a distribuição dos aparelhos e garantiu a tradução ao público.

Além de Macron e Jerônimo, também participaram da cerimônia a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o prefeito Bruno Reis, entre outras autoridades. O presidente francês destacou o acolhimento recebido em Salvador e os laços históricos entre França, Brasil e África.

Durante o dia, Macron visitou o Centro Histórico acompanhado de autoridades brasileiras, como Maria Marighella, da Funarte, e João Jorge Rodrigues, da Fundação Cultural Palmares. O festival antecede a COP30 e busca promover debates sobre sustentabilidade, igualdade de gênero, justiça territorial e culturas afrodescendentes.