
Jerônimo solicita à Alba um novo empréstimo bilionário para reestruturar dívida do estado

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um Projeto de Lei solicitando autorização para contratar um empréstimo de 122,5 bilhões de ienes japoneses, moeda oficial do Japão, cerca de R$ 4,5 bilhões na cotação atual.
Segundo o governador, o empréstimo é para melhorar o perfil do endividamento do estado, substituindo parte da dívida por um financiamento com condições mais vantajosas.
Desde o início do seu mandato, em 2023, esta é a 19ª solicitação de empréstimo apresentada por Jerônimo à Alba. No total, os pedidos somam mais de R$ 23 bilhões em concessões de crédito para o governo baiano.
O pedido foi encaminhado em regime de urgência e será votado em plenário. Caso aprovado, o processo tramitará de forma acelerada. O empréstimo será firmado junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com garantia da União.
Ainda de acordo com Jerônimo, a operação permitirá reduzir custos financeiros e alongar prazos, fortalecendo a sustentabilidade fiscal da Bahia. Jerônimo destacou ainda que o estado possui um dos menores níveis de endividamento do país, com dívida estável e indicadores sólidos nas contas públicas.