Clima
Min 21ºc - Max 31ºc Salvador
Calendário
sábado, 11 de Outubro, 2025
Redação 27 de Agosto, 2025
Icone - Autor

Justiça da Itália divulga laudo médico que mantém prisão de Zambelli

Política
Icone - Autor
Redação 27 de Agosto, 2025

Segundo o documento, não há indícios de que a saúde de Zambelli seja incompatível com o regime prisional

A Justiça da Itália decidiu manter a prisão da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) e autorizou sua possível extradição ao Brasil. A decisão tem como base um laudo médico elaborado pela perita italiana Edy Febi, especialista em medicina legal e forense, que avaliou as condições físicas e psicológicas da parlamentar.

Segundo o documento, não há indícios de que a saúde de Zambelli — portadora da Síndrome de Ehlers-Danlos — seja incompatível com o regime prisional. O parecer também afirma que todas as necessidades médicas podem ser atendidas na penitenciária de Rebibbia, em Roma, e que a deputada está apta a viajar de avião.

Detida desde 29 de julho, Zambelli foi autorizada a utilizar medicamentos dentro do presídio. Uma nova audiência está marcada para esta quarta-feira (27), quando a defesa pretende apresentar outro parecer médico para tentar reverter a decisão e pedir a transferência da parlamentar.

Em maio, a deputada foi condenada a dez anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ação que teria contado com a participação do hacker Walter Delgatti.