Kiki Bispo critica indicação de Jorge Messias ao STF e acusa Lula de “racismo e preconceito”
O líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, vereador Kiki Bispo (União Brasil), criticou à decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita durante sessão nesta segunda-feira (24), quando o parlamentar utilizou a tribuna para classificar a decisão como “racista e preconceituosa”.
Durante o discurso, Kiki Bispo afirmou que a indicação contradiz o discurso do governo federal. “Minha fala vai na contramão do governo do PT. Um governo que se diz humanitário, de um governo que se diz socialista, que diz que é pelos pobres, pelos negros e pelas mulheres. Mas percebam que, na teoria, é uma coisa. Na prática, é totalmente diferente”, disse Bispo.
O vereador acusou Lula de manter um padrão de indicações que, segundo ele, não reflete a diversidade defendida pelo próprio governo. “O governo Lula, governo do PT, mais uma vez deixou sua marca na indicação de Messias para o STF. É o terceiro do presidente Lula e todos eles brancos, todos eles aliados políticos”, ressaltou.
O líder do governo, disse ainda que espera que o Senado rejeite o nome do advogado. Para assumir o cargo, Jorge Messias precisa do aval de pelo menos 41 dos 81 senadores. “O ajudante de ordem, o carregador de pasta do presidente Lula, foi guinado, tomara que o Senado reprove, foi guinado à condição de indicado do ministro do STF”, disse o vereador. Esse foi o presente que o presidente Lula, esse foi o símbolo que o presidente Lula do PT falou ao povo brasileiro, um governo branco, racista e que tem demonstrado ser preconceituoso”, completou Kiki Bispo.