Kim Kataguiri rebate Zé Neto e critica governo Lula por “taxa das blusinhas”
O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) autor de um projeto de decreto legislativo (PDL) que propõe eliminar o imposto de importação sobre compras internacionais de até US$ 50, conhecido como a “taxa das blusinhas”, criticou deputado baiano Zé Neto (PT), que acusou a proposta de ter motivação eleitoral.
Durante audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, Zé Neto afirmou que o projeto não contribui com a economia nacional e teria viés político. “Aí, me desculpe Kim, nós não estamos contribuindo para o Brasil, nós estamos contribuindo para uma falácia e para fazer movimento eleitoral mais do que movimento de Estado brasileiro, de defesa da nossa economia e do nosso setor produtivo”, declarou o petista.
Em resposta, Kataguiri ironizou a crítica e acusou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de agir de forma populista e incoerente na condução da economia. “Eu não consigo segurar o sorriso sarcástico de ouvir o PT falando sobre o populismo de projeto A ou de projeto B. É o que eu vejo aqui todos os dias, se endividar no cartão de crédito da dívida pública para vencer a eleição no ano corrente, a passar o problema para o próximo governo”, disse Kataguiri.
O deputado também relembrou períodos de crises econômicas nos governos petistas. “Até o representante do comércio aqui falou, vocês lembram o que aconteceu em 2015 e 2016? É exatamente isso, o governo Dilma maquiando as contas públicas e estourando pra pior crise econômica que a gente teve, pior que a pandemia”, afirmou o deputado.
Kataguiri ainda criticou a postura do PT em relação a apresentação do projeto de isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5mil, próximo de ano eleitoral, destacando que a oposição já havia apresentado o projeto no início do terceiro mandato do presidente Lula, na qual foi rejeitado pela base governista.
“O governo votou contra. O PT votou contra, o PCdoB votou contra, a base do governo votou contra. Deixou pra provar agora que vai gerar efeito no eleitoral. Só para deixar clara a crítica”, destacou Kataguiri, que também apontou incoerência na política tributária do governo, argumentando que o discurso de taxar os mais ricos não se aplica quando se mantém a isenção para quem traz produtos do exterior.
A maior parte das pessoas que estão aqui, têm condição de sair do país e de trazer mil dólares isentos de impostos nas suas mercadorias. Não faz sentido, do ponto de vista do discurso do governo, de taxar os mais ricos. Se vai fazer a taxação de quem compra aqui o mais pobre até 50 dólares, então vamos acabar com a isenção também de quem viaja para fora e traz mil dólares”, completou o deputado.