Lula admite erro ao dizer que será candidato em 2026 durante viagem à Indonésia: “Não tenho voto lá”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (27), que cometeu um erro ao afirmar, durante visita à Indonésia, que será candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. Em coletiva de imprensa realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, Lula classificou a declaração como um “lapso”.
“Na verdade, eu não deveria ter falado na Indonésia que eu era candidato, eu tenho que falar no Brasil. Possivelmente, foi um lapso da minha parte, não tenho voto lá. Foi um erro” disse Lula.
Até então, Lula vinha evitando confirmar publicamente uma nova candidatura, afirmando que só tomaria essa decisão perto do pleito e levando em conta seu estado de saúde e disposição.
A declaração do presidente ocorreu na última quinta-feira (23), durante evento na Indonésia, quando Lula exaltava sua vitalidade e experiência política.
“Eu quero lhe dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou Lula.